Grupo Águas do Brasil participa do 8º encontro nacional das águas

Grupo Águas do Brasil participa do 8º encontro nacional das águas

O Grupo Águas do Brasil participou, nos dias 16 e 17 de agosto, do 8º Encontro Nacional das Águas (ENA), promovido pela Associação e Sindicato das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon/Sindcon). Participaram como palestrantes a analista Comercial de Águas de Niterói, Ana Carolina Mercês, o superintendente de Pesquisa e Tecnologia, André Lermontov, e a Compliance Officer, Letícia Geraci. O evento – que aconteceu presencialmente em São Paulo e foi transmitido on-line pelo YouTube da instituição – é um congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

No dia 16 de agosto, Ana Carolina Mercês participou do painel “Inclusão social e a experiência das mobilizações no relacionamento com os clientes”, apresentando o Programa Comunidade Legal da concessionária Águas de Niterói. O Comunidade Legal tem como objetivo estreitar o relacionamento das comunidades junto à concessionária, promovendo a igualdade de acesso aos serviços de saneamento, expansão da tarifa social e uma base de dados confiável e atualizada. O programa já cadastrou 93 comunidades e 52% do total de imóveis.

No dia 17, o superintendente de Pesquisa e Tecnologia, André Lermontov, participou do painel “Desafios Técnicos – Pós Marco Legal do Saneamento”, apresentando o tema “Rotas Tecnológicas para Beneficiamento do Lodo” e comentando sobre os desafios tecnológicos e algumas possibilidades de realizar a destinação e uso correto do lodo gerado nas estações de tratamento. Lermontov destacou a diferença entre o lodo proveniente das Estações de Tratamento de Água (ETAs) e das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), pois cada um tem características particulares.

A Compliance Officer do Grupo, Letícia Geraci, participou, no dia 17, do painel “Compliance nas empresas de saneamento”. A gerente destacou a importância da área de Compliance para garantir a segurança e a execução de todos os direitos dos colaboradores de uma empresa. Segundo Letícia, a área de Compliance tem como dever otimizar as boas práticas, através de novas soluções tecnológicas e transparência na comunicação. Letícia explicou que são realizados treinamentos direcionados para conscientizar o colaborador, de acordo com as relações que ele tem no seu dia a dia dentro da empresa. Afirmou, ainda, que Grupo conta com um código de ética ilustrado e que tem agenda focada no combate ao assédio e desrespeito.

André Lermontov participou do painel de encerramento “O futuro já começou – Inovação no setor de saneamento” falando sobre o tema “Água de Valor: reduzindo a pegada hídrica no saneamento”. O superintendente destacou que, para o sucesso do programa Água de Valor, treinamento, comunicação e engajamento foram essenciais. Além disso, disse que a estruturação da gestão conta com transparência, objetividade e simplicidade, pois todas as áreas têm acesso aos dados. Lermontov destacou os resultados do programa, mostrando que, de 2018 a 2022, o Água de Valor reduziu as perdas de água em 51,1 m³, realizou a instalação de 272 macromedidores, recuperou mais de 5 mil clientes cortados, realizou 155,968 vistorias, substituiu mais de 99 mil hidrômetros, fez mais de 25 mil ligações novas de água, substituiu 445 km de redes, entre outras ações.