Saiba como funcionou o processo de registro da marca da Associação Brasileira de Recursos Hídricos

Saiba como funcionou o processo de registro da marca da Associação Brasileira de Recursos Hídricos

No ano de 1977, a Associação Brasileira de Recursos Hídricos foi fundada, com o objetivo de congregar pessoas físicas e jurídicas e se dedicar ao avanço da gestão de Recursos Hídricos, da pesquisa científica e do apoio ao ensino técnico e universitário.

Em sua origem, a Associação adotou como marca a sigla de seu nome – ABRH e assim ficou carinhosamente conhecida na comunidade hídrica, onde atua de forma significativa.

No entanto, após muitas décadas, a Associação se viu inserida em uma disputa envolvendo esta “marca”. Inicialmente, o entendimento preliminar da Associação era no sentido de que as partes poderiam conviver harmoniosamente utilizando a mesma sigla.

O caráter não beligerante e amistoso, tão característico da Associação, foi preponderante e a Diretoria, respaldada pelo Conselho Consultivo, optou por realizar Assembleia Geral Extraordinária, com o intuito de alterar a marca da Associação para ABRHidro, salientando assim o caráter hídrico marcante desta instituição.

Diante da aprovação da nova marca pelos associados, foi elaborada identidade visual e, assim, encaminhada para registro definitivo no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI, o qual foi aprovado recentemente, conforme o Certificado de Registro de Marca abaixo, que apresentamos a todos com muita satisfação.

Ressaltamos o empenho das gestões para a resolução da questão, desde 2018 até a presente data, e especialmente nossos associados, que abraçaram a “nova” Associação, sabedores de que o maior patrimônio da instituição não era sua marca, mas o legado técnico-científico dos próprios associados.


Publicado em